Conselho de Administração

O Conselho de Administração é formado por 8 Conselheiros que tem como função primordial a orientação e planejamento estratégico da Companhia. Compete ao Conselho Administração traçar as diretrizes gerais e políticas da Companhia e exercer as atribuições que lhes foi conferida pela Lei das Sociedades por Ações.

Os atuais membros do Conselho de Administração da Companhia são:

Membro Cargo Data de eleição
Guilherme Caldas Emrich Conselheiro Presidente 30.04.2018
Guilherme Caldas Emrich
Exerce liderança empresarial há mais de 30 anos. Engenheiro formado pela UFMG, com vários cursos de pós-graduação em administração de empresas nos EUA e na Europa.Membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e membro do Conselho da Fundação Dom Cabral, instituição de desenvolvimento empresarial e gerencial ligada à Kellog School of Business da Northwestern University (US) e ao INSEAD (França). Exerceu por 7 anos (até Fevereiro 1999) a presidência do Conselho de Administração da Fundação Biominas, incubadora de empresas de biotecnologia com 36 associados. Um dos fundadores, ex-presidente e ex-presidente do Conselho de Administração da Biobrás (até Janeiro de 2002), a quarta maior produtora mundial de insulinas. Cônsul honorário da Rússia em Belo Horizonte. Além dos cargos ocupados na Biobrás, Guilherme não ocupa, ou ocupou, outros cargos em companhias abertas. Guilherme não possui quaisquer condenações criminais, bem como nunca foi condenado, judicial ou administrativamente, por qualquer prática que resulte na sua suspensão ou inabilitação para a prática de atividades profissionais ou atuar em companhias abertas.
Ítalo Aurélio Gaetani Conselheiro 30.04.2018
Italo Aurelio Gaetani
Graduou-se em Engenharia Civil pela UFMG em 1961. Em 1963, fundou com outro sócio a Construtora Castor Ltda., uma empresa de construção e de empreendimentos imobiliários, com sede em Belo Horizonte, MG, da qual é presidente. O Sr. Gaetani foi Diretor do SINDUSCON (Sindicato da Indústria da Construção Civil em MG), foi membro da comissão imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Ele já recebeu várias condecorações, dentre outras, a Medalha do Mérito Industrial da FIEMG e a Medalha do Mérito Comercial da CDL-BH. O Sr. Gaetani é um dos principais acionistas da Biomm SA. Ítalo ocupou o cargo de membro do conselho de administração da Biobrás até 2001, quando esta foi incorporada pela Novo Nordisk. Ítalo não possui quaisquer condenações criminais, bem como nunca foi condenado, judicial ou administrativamente, por qualquer prática que resulte na sua suspensão ou inabilitação para a prática de atividades profissionais ou atuar em companhias abertas.
Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto Conselheiro 30.04.2018
Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto
Formado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais em 1966, formado também em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Belo Horizonte - FUMEC, em 1973. Ingressou na Companhia em 1966, como um dos sócios-fundadores. Ocupou diversos cargos públicos, sendo os últimos durante o governo do presidente Luíz Inácio Lula da Silva, como Ministro de Estado do Turismo (2003-2007) e Ministro - Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (2007). Walfrido ocupou o cargo de membro do conselho de administração da Biobrás até 2001, quando esta foi incorporada pela Novo Nordisk e ocupa, atualmente, o cargo de vice-presidente do conselho de administração da Kroton Educacional. Walfrido não possui quaisquer condenações criminais, bem como nunca foi condenado, judicial ou administrativamente, por qualquer prática que resulte na sua suspensão ou inabilitação para a prática de atividades profissionais ou atuar em companhias abertas
Luiz Francisco Novelli Viana Conselheiro 30.04.2018
Luiz Francisco Novelli Viana
Luiz Francisco é sócio fundador e presidente da TMG Capital. Ao longo da história do fundo liderou vários investimentos nas áreas de Saúde, TI, Serviços de Informações e Telecom, Decision Analytics, Biotecnologia, Mídia e Tecnologias Financeiras. Antes de fundar a TMG, Luiz Francisco foi CEO da Latipart entre 1995 e 1997, uma holding formada para reestruturar cinco companhias privadas brasileiras. Antes, o Sr. Viana foi fundador, Chairman e CEO do BHM/Arlabank de 1988 até 1994. BHM/Arlabank era uma joint-venture entre a BHM, a boutique de Investment Banking do Sr. Viana e o Arlabank, um consórcio de investment bank composto por bancos do Oriente Médio e da América Latina. A empresa foi vendida para a Assurance General de France (AGF) em 1994; entre 1978 e 1989, o Sr. Viana foi diretor sênior e depois CEO do grupo HM, nesta época, um dos grupos brasileiros com atuação em distribuição varejista e atacadista, financeira e cartão de crédito com receitas em torno de U$ 1 bi. Luiz Francisco preside e atua em diversos conselhos de empresas, além de ser chairman e fundador do GVCepe, centro de estudos de Private Equity no Brasil. Luiz Francisco também é Chairman do conselho consultivo da AFECE (associação que presta serviço para crianças com deficiência intelectual). Luiz Francisco cursou três anos da Faculdade de Medicina da USP, é formado em Administração de Empresas pela Fundação GetúlioVargas e possui Mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela Harvard Business School em Boston, Estados Unidos. Luiz não possui quaisquer condenações criminais, bem como nunca foi condenado, judicial ou administrativamente, por qualquer prática que resulte na sua suspensão ou inabilitação para a prática de atividades profissionais ou atuar em companhias abertas.
Eduardo Augusto Buarque de Almeida Conselheiro 30.04.2018
Eduardo Augusto Buarque de Almeida
Eduardo Buarque é sócio da TMG desde seu início. Na TMG, Eduardo atuou em investimentos no setor de serviços financeiros, além de liderar esforços de prospecção em diversos segmentos e setores da economia brasileira. Eduardo tem extensa carreira de consultoria e executiva, tendo atuado em cargos de sócio consultor, gerência, diretoria, vice-presidência e presidência de empresas nacionais e multinacionais renomadas, incluindo Anderson Clayton, GTE-Sylvania, Conabra (Wilson Meat Packing), São Paulo Alpargatas, Mappin e Dako (hoje MABE/GE). Eduardo foi também Vice-Presidente e Diretor de operações da holding Latinpart. Além da carreira executiva, Eduardo é também professor extra-carreira na EAESP/FGV, nos cursos de Globalização e de Gestão de Produtos e Mercados e de Estratégia de Marketing, dos cursos de PósGraduação. Eduardo é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e possui Mestrado em Administração de Empresas (M.S.) pela Southern Illinois University. Eduardo não possui quaisquer condenações criminais, bem como nunca foi condenado, judicial ou administrativamente, por qualquer prática que resulte na sua suspensão ou inabilitação para a prática de atividades profissionais ou atuar em companhias abertas
Sérgio Gusmão Conselheiro 01.07.2019
Sérgio Gusmão
Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG e presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento-ABDE. Além disso é Diretor do Comitê Executivo da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE). Bacharel em Direito pela USP, com mestrado em Direito, pela Harvard Law School, e em Comércio Internacional, Economia e Ciências Políticas, pela Sciences Po- Institut d’Études Politiques de Paris. Foi diretor-geral de Estratégia e Parcerias do New Development Bank, o banco do BRICS. Também atuou como chefe de Gabinete da Presidência do BNDES.
Cláudio Luiz Lottenberg Conselheiro 30.04.2018
Cláudio Luiz Lottenberg
Cláudio Luiz Lottenberg possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1984), mestrado em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1990) e doutorado em Medicina (Oftalmologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Fez residência medica pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO (1987) e aperfeiçoamento em Urgências Oftalmológicas pela Manhathan Eye Ear and Throat (1989). Atualmente é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia, Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Conselheiro da Fundação Nacional da Qualidade, Assessor da Diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Membro da Sociedade Brasileira de Laser e Cirurgia em Oftalmologia, Membro de Comitê da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Membro da University of Pittsburgh, Vice Presidente do Conselho Deliberativo da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria. Cláudio não possui quaisquer condenações criminais, bem como nunca foi condenado, judicial ou administrativamente, por qualquer prática que resulte na sua suspensão ou inabilitação para a prática de atividades profissionais ou atuar em companhias abertas.
Dirceu Brás Aparecido Barbano Conselheiro 30.04.2018
Dirceu Brás Aparecido Barbano
Dirceu Brás Aparecido Barbano é formado em Ciências Farmacêuticas, na modalidade Farmácia Industrial, pela Pontifica Universidade Católica de Campinas, em 1989. Em 1991, concluiu o curso de Especialização em Biofarmacognosia, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo - USP. Na mesma Faculdade, cursou o Mestrado em Fármacos e Medicamentos, no qual, entre 1993 e 1997. É membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, participante do Programa de Certificação de Conselheiros. Membro do Conselho de Administração da LIFEMED Industrial de Equipamentos e do Colégio Brasileiro de Executivos em Saúde - CBEXs. Também é membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde - Abimed. É associado à Regulatory Affairs Professionals Society e é sócio da empresa B2CD Consultoria Empresarial. No início dos anos 2000 ocupou o cargo de Secretário Municipal de Saúde do município de Ibaté-SP, antes de seguir para o Ministério da Saúde. De abril de 2006 a abril de 2007, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde em São Carlos-SP. De volta ao Ministério da Saúde em maio de 2007, reassumiu o cargo de Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Em outubro de 2008, foi nomeado para exercer o cargo de Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em dezembro do mesmo ano foi designado para exercer o cargo de substituto do Diretor-Presidente. Por fim, em abril de 2011, foi nomeado para exercer o cargo de Diretor-Presidente da ANVISA. Em outubro de 2011 foi reconduzido ao cargo de Diretor-Presidente da agência para mais um mandato de três anos, finalizado em 12 de outubro de 2014.

Última Atualização em 23 de Junho de 2021